Resumo (11ª Ordinária. da 1ª Sessão Legislativa da 26ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária.
Abertura: 28/04/2025 - 18:00
Encerramento: 28/04/2025 - 20:30



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Maique / PSD
Vice-Presidente: Rodrigo Chapola / PSD
Primeiro-Secretário: Eltinho / PRD
Segundo-Secretário: João Eduardo / PSD



Lista de Presença na Sessão
Breno Orleans / UNIÃO BRASIL
Chibil / PRD
Eduardo Estruturas / AG
Eltinho / PRD
Igor Soares Silva / PSB
João da Lotação / PSB
João Eduardo / PSD
Maique / PSD
Rodrigo Chapola / PSD






Expedientes
Abertura da Sessão:

“Sob a proteção de Deus e havendo número regimental, declaro aberta a reunião”. Convido a todos para que juntos façamos um minuto de silêncio em virtude dos falecimento do Ex-prefeito Célio Luquine e do Papa Francisco.

Apreciação da Ata.:

Coloco em discussão a ata da 10ª sessão ordinária encaminhada aos gabinetes dos vereadores. ATA APROVADA.

Leitura de Matérias:

PROJETOS APRESENTADOS

- Projeto de lei 27/2025 de autoria do chefe do executivo que “Dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei do Orçamento Anual de 2026 e dá outras providências”

- Projeto de lei 28/2025 de autoria do vereador João Eduardo que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de autorização dos pais ou representantes legais para a realização de procedimentos abortivos em adolescentes nos hospitais e outros estabelecimentos da rede municipal de saúde e dá outras providências

- Projeto de lei 29/2025 (substitutivo ao Projeto de Lei 23/2025)de autoria do chefe do executivo que “Autoriza a concessão de uso de bens imóveis públicos e dá outras providências

- Projeto de lei 30/2025 de autoria do Vereador Maique que “Institui o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), visando garantir o atendimento odontológico especializado para a reconstrução dentária de mulheres que tenham sofrido agressões que comprometam a saúde bucal.

- Projeto de lei 31/2025 de autoria do Vereador Maique que “Autoriza os mantenedores de sistemas de segurança eletrônica a realizarem rondas motorizadas e por drones preventivas no município de Bom Despacho e dá outras providências”

 


Os projetos serão encaminhados às comissões competentes para análise e parecer

__________________________________________________________________________________

Tribuna Livre:

TRIBUNA LIVRE:

Nome: Cláudio da Silva Lemos

Assunto: Manutenção de ponte estrada rural, aumento do salário e número de vereadores

 


Nome: Fernando José Castro Cabral

Assunto: Entrega de petição / espondilite

Projetos em Tramitação:

PROJETOS EM TRAMITAÇÃO

- Projeto de lei 20/2025 de autoria do vereador Maique que “Institui no município de Bom Despacho, o “Dia Municipal dos Desbravadores”

Parecer das Comissões permanentes desta Casa foi pela aprovação SEM emendas.

 


Coloco o projeto em 2ª discussão 

Coloco o projeto em 2ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

 


PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA e SEGUNDA VOTAÇÃO 

___________________________________________________________________________________ 

- Projeto de lei 21/2025 de autoria do vereador Maique que “Institui no município de Bom Despacho, o Programa Câmara vai à Escola”

 


Coloco o projeto em 2ª discussão 

Coloco o projeto em 2ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

 


PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA e SEGUNDA VOTAÇÃO 

___________________________________________________________________________________ 

- Proposta de Emenda a Lei Orgânica Municipal nº 61/2025 de autoria da mesa diretora que Fixa em 11 (onze) o número de vereadores que compõe a Câmara Municipal de Bom Despacho/MG e dá outras providencias”

 


O parecer da Comissão Especial foi pela sua APROVAÇÃO sem emenda.

 


Coloco a proposta de emenda à lei orgânica em 1ª discussão

Coloco a proposta de emenda à lei orgânica em 1ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

 


Nos termos do parágrafo 2º do artigo 190 do regimento interno a presente proposta de emenda à Lei Orgânica obedecerá ao interstício mínimo de 10 dias para segunda votação.

 


APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO

______________________________________________________________________________

- Projeto de lei 24/2025 de autoria do chefe do executivo que “Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente e dá outras providências”

 


Parecer das Comissões permanentes desta Casa foi pela aprovação SEM emendas.

 


Coloco o projeto em 1ª discussão 

Coloco o projeto em 1ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

 


PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO 

 


Dispensa de Interstício: Coloco o pedido de dispensa de interstício de autoria do vereador ______ em votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem

 


Coloco o projeto em 2ª discussão

Coloco o projeto em 2ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

PROJETO APROVADO 

___________________________________________________________________________________ 

- Projeto de lei 25/2025 de autoria do chefe do executivo que “Dispõe sobre o revisão dos vencimentos dos profissionais do Magistério Público Municipal, integrantes do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração”

 


Parecer das Comissões permanentes desta Casa foi pela aprovação COM emendas.

 


Coloco as emendas em discussão

Coloco as emendas em votação. Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

 


EMENDAS APROVADAS OU REPROVADAS

 


Coloco o projeto em 1ª discussão 

Coloco o projeto em 1ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

 


PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO 

 


Dispensa de Interstício: Coloco o pedido de dispensa de interstício de autoria do vereador ______ em votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem

 


Coloco o projeto em 2ª discussão

Coloco o projeto em 2ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

PROJETO APROVADO 

___________________________________________________________________________________ 

- Projeto de lei 26/2025 de autoria do chefe do executivo que “Dispõe sobre a Revisão dos valores dos vencimentos dos servidores Públicos Municipais de Bom Despacho e dá outras providências”

 


Parecer das Comissões permanentes desta Casa foi pela aprovação SEM emendas.

 


Coloco o projeto em 1ª discussão 

Coloco o projeto em 1ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

 


PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO 

 


Dispensa de Interstício: Coloco o pedido de dispensa de interstício de autoria do vereador ______ em votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem

 


Coloco o projeto em 2ª discussão

Coloco o projeto em 2ª votação: Os vereadores que forem favoráveis permaneçam como se encontram os contrários se manifestem 

PROJETO APROVADO 

___________________________________________________________________________________ 




Lista de Presença na Ordem do Dia
Breno Orleans / UNIÃO BRASIL
Chibil / PRD
Eduardo Estruturas / AG
Eltinho / PRD
Igor Soares Silva / PSB
João da Lotação / PSB
João Eduardo / PSD
Maique / PSD
Rodrigo Chapola / PSD



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 134 de 2025
Autor: Chibil
Número de Protocolo: 144
Indica ao Sr. Prefeito Municipal ou Secretaria competente a Revitalização dos Bancos na Praça Inconfidência, que têm apresentado desgaste e deterioração.
Matéria lida
2 - Indicação nº 135 de 2025
Autor: Chibil
Número de Protocolo: 145
Indica ao Sr. Prefeito Municipal ou Secretaria competente a Instalação de um braço e luminária no poste localizado na Rua Toinzinho Rodrigues, bairro Jardim dos Anjos, próximo a Avenida Dr. Roberto.
Matéria lida
3 - Indicação nº 136 de 2025
Autor: Chibil
Número de Protocolo: 146
Indica ao Sr. Prefeito Municipal ou Secretaria competente a Pavimentação da Rua Romualdo Simão Vaz, bairro São Geraldo e Rua Monte Azul, Bairro Santa Marta, faltam aproximadamente 100 metros para a conclusão do asfalto.
Matéria lida
4 - Indicação nº 137 de 2025
Autor: Chibil
Número de Protocolo: 147
Indica ao Sr. Prefeito Municipal ou Secretaria competente a viabilidade da Implantação de uma Lombo Faixa na Avenida Dr. Miguel Gontijo em frente a Drogaria Araújo.
Matéria lida
5 - Indicação nº 138 de 2025
Autor: Chibil
Número de Protocolo: 148
Indica ao Sr. Prefeito Municipal ou Secretaria competente a Instalação de Bancos na Praça em Frente à Escola Maria Guerra no Distrito do Engenho do Ribeiro.
Matéria lida
6 - Indicação nº 139 de 2025
Autor: Eduardo Estruturas
Número de Protocolo: 149
O vereador ora signatário vem perante esta Pasta indicar ao Secretário de Trânsito a seguinte indicação: Indica-se a análise e implantação de sinalização vertical e horizontal para embarque e desembarque de alunos na entrada da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – localizada na Rua Antônio Tavares, nº 147, bairro São Lucas, em Bom Despacho/MG. A presente indicação visa garantir segurança, acessibilidade e organização do tráfego no entorno da instituição, promovendo o desembarque seguro de alunos com deficiência e/ou necessidades específicas, muitos dos quais possuem mobilidade reduzida e demandam atenção especial. Sugere-se a adoção das seguintes medidas: 1) Instalação de placa de sinalização vertical, com os dizeres: "Desembarque exclusivo de alunos – APAE", acompanhada dos símbolos internacionais de acessibilidade; 2) Sinalização horizontal no solo, demarcando área de parada rápida com os dizeres: "Zona de Embarque e Desembarque – APAE"; 3) Proibição de estacionamento no trecho sinalizado, exceto para veículos no ato do embarque ou desembarque, especialmente nos horários escolares. Trata-se de uma ação simples, mas de grande impacto, que contribuirá para a segurança dos alunos, acompanhantes e colaboradores, além de facilitar a rotina da instituição.
Matéria lida
7 - Indicação nº 140 de 2025
Autor: Eduardo Estruturas
Número de Protocolo: 150
O vereador ora signatário vem perante esta Pasta indicar ao Excelentíssimo Prefeito Municipal e que determine ao setor competente a seguinte indicação: Indica-se, a análise e viabilidade da regularização das escrituras dos imóveis e lotes localizados no bairro Santa Marta, em Bom Despacho/MG. Informa-se que, apesar das tentativas recentes dos proprietários durante o último mutirão promovido pela empresa terceirizada "Legaliza", contratada pela Prefeitura para regularização fundiária, não houve sucesso na formalização dos processos, tampouco alternativas apresentadas para a solução do problema. Considerando a importância do direito à moradia regularizada, solicita-se atenção especial para a situação relatada.
Matéria lida
8 - Indicação nº 141 de 2025
Autor: Eduardo Estruturas
Número de Protocolo: 151
O vereador ora signatário vem perante esta Pasta indicar ao Secretário de Obras a seguinte indicação: Indica-se, com urgência, a execução de obras para implantação e/ou adequação do sistema de drenagem pluvial na seguinte via: 1. Rua Formiga, no trecho compreendido entre o cruzamento com a Rua Irmã Maria e o cruzamento com a Rua Perdigão, no bairro São Vicente.
Matéria lida
9 - Indicação nº 142 de 2025
Autor: Igor Soares Silva
Número de Protocolo: 152
Indica-se ao Prefeito e a Secretaria competente a pavimentação asfáltica da Rua Romualdo Simão Vaz, nas proximidades do número 454,Bairro São Geraldo.
Matéria lida
10 - Indicação nº 143 de 2025
Autor: Igor Soares Silva
Número de Protocolo: 153
Indica-se ao Prefeito a realização da extensão da rede de iluminação pública no Condomínio Cristais, com a instalação de postes e luminárias nas vias internas, considerando que os moradores do local já contribuem com a taxa de iluminação pública, mas não dispõem da infraestrutura necessária.
Matéria lida
11 - Indicação nº 144 de 2025
Autor: Igor Soares Silva
Número de Protocolo: 154
Indica-se ao Prefeito a imediata verificação e regularização da situação de esgoto a céu aberto na Rua Francisco Souto, Jardim dos Anjos II, adotando as medidas necessárias para garantir o adequado escoamento sanitário e a correção da infraestrutura existente.
Matéria lida
12 - Indicação nº 145 de 2025
Autor: Igor Soares Silva
Número de Protocolo: 155
Indica-se ao Prefeito e a Secretaria de Obras a realização de pavimentação asfáltica na Rua Rubi, situada no Condomínio Cristais.
Matéria lida
13 - Indicação nº 146 de 2025
Autor: Igor Soares Silva
Número de Protocolo: 156
Indica-se ao Prefeito e a Secretaria competente a instalação de quebra-molas e placas de sinalização com a mensagem "Reduza a Velocidade" na Rua Chico da Afonsina, entre os números 368 e 305.
Matéria lida
14 - Indicação nº 147 de 2025
Autor: João da Lotação
Número de Protocolo: 157
Indica ao Sr. Prefeito Municipal para que determine ao setor competente, que seja instalado uma lixeira ou dispositivo análogo, na esquina do cruzamento das ruas Zico Ferreira e Roberto Valadares Gontijo, no bairro Pedro Tavares Gontijo.
Matéria lida
15 - Indicação nº 148 de 2025
Autor: João da Lotação
Número de Protocolo: 158
Indica ao Sr. Prefeito Municipal para que determine ao setor competente que realize a pavimentação asfáltica da Rua Chico Marques, no bairro Santa Lucia II, bem como a adequação da rede pluvial no referido local.
Matéria lida
16 - Indicação nº 149 de 2025
Autor: João da Lotação
Número de Protocolo: 159
Indico ao Senhor Prefeito Municipal que solicite ao setor competente a realização de um estudo técnico para avaliar a viabilidade da criação de uma academia ao ar livre no bairro Nossa Senhora da Aparecida, antigo vale do amanhecer.
Matéria lida
17 - Indicação nº 150 de 2025
Autor: Eltinho
Número de Protocolo: 160
Indica-se que proceda a estudo técnico com o intuito de verificar a possibilidade de implantação de redutores de velocidade (quebra-molas ou lombada) na Praça do Rosário, nas proximidades do número 185.
Matéria lida
18 - Indicação nº 151 de 2025
Autor: Eltinho
Número de Protocolo: 161
Indico a instalação de iluminação pública no trecho da Rua Itaobim, no bairro Santa Marta, nas proximidades do número 281.
Matéria lida
19 - Indicação nº 152 de 2025
Autor: Eltinho
Número de Protocolo: 162
Indico reparos na iluminação pública e na pavimentação (tapa-buracos) nas vias Rua Toinzinho Rodrigues e Rua José Vilaça, em bifurcação com a Rua B no bairro Jardim dos Anjos.
Matéria lida
20 - Indicação nº 153 de 2025
Autor: Rodrigo Chapola
Número de Protocolo: 163
Indica à secretaria de obras para que faça um estudo técnico para fins de revitalização da pracinha do bairro Esplanada (pintura adequada, instalação de bancos, dentre outras medidas pertinentes), em prol do bem-estar dos moradores e transeuntes.
Matéria lida
21 - Indicação nº 154 de 2025
Autor: Rodrigo Chapola
Número de Protocolo: 164
Indica à secretaria de obras para que faça um estudo técnico para fins de revitalização da pracinha localizada no Vale do Amanhecer (pintura adequada, instalação de bancos, dentre outras medidas pertinentes), em prol do bem-estar dos moradores e transeuntes.
Matéria lida
22 - Indicação nº 155 de 2025
Autor: João Eduardo
Número de Protocolo: 165
Indica ao Secretário Municipal de Obras Públicas que realize um estudo técnico para avaliar a viabilidade de prolongamento da Rua Campinas (trecho sem saída, próximo ao nº 121), com o objetivo de conectá-la à Rua Juca Rufino, no Bairro Novo São José.
Matéria lida
23 - Indicação nº 156 de 2025
Autor: João Eduardo
Número de Protocolo: 166
Indica ao Secretário Municipal de Obras Públicas que realize o recapeamento asfáltico na Rua Travessa Santa, localizada no Bairro Santa Rita. A via em questão apresenta  sérios danos em seu pavimento, com buracos e irregularidades que comprometem a segurança de pedestres e motoristas.
Matéria lida
24 - Indicação nº 157 de 2025
Autor: Breno Orleans
Número de Protocolo: 167
Indica a Senhora Juliana Nascimento, Encarregada de Sistema da COPASA. que seja feito um estudo técnico para Instalação de um Escritório da COPASA, no Bairro São Vicente.
Matéria lida
25 - Indicação nº 158 de 2025
Autor: Breno Orleans
Número de Protocolo: 168
indica para a secretaria de Obras que seja feita a revitalização da calçada e dos muros do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil Dona Liquinha), localizado no Bairro São Vicente.
Matéria lida
26 - Indicação nº 159 de 2025
Autor: Breno Orleans
Número de Protocolo: 169
Indica a secretaria de trânsito a instalação de um radar e um quebra-molas entre o trevo do Bairro Simeão Ferreira e a entrada do Bairro Vale do Amanhecer. Também indica a revitalização das placas de sinalização nesse trecho da MG-164 e melhorias na iluminação dessa via.
Matéria lida
27 - Indicação nº 160 de 2025
Autor: Maique
Número de Protocolo: 170
O vereador ora signatário vem perante esta Pasta, requerer, ao Secretário de Meio Ambiente que avalie a viabilidade da instalação de caçambas contentoras de lixo em pontos estratégicos nos arredores da praça da Matriz, Centro. Sendo um dos pontos na rua paralela ao lado da loja global.
Matéria lida
28 - Indicação nº 161 de 2025
Autor: Maique
indica a secretaria de meio ambiente que determine ao setor de fiscalização para proceder a notificação, ou determine a limpeza das ruas e lotes no bairro Mangabeiras
Matéria lida
29 - Indicação nº 162 de 2025
Autor: Maique
Número de Protocolo: 171
O vereador ora signatário vem perante esta Pasta, requerer, ao Secretario de Meio Ambiente que determine ao setor de fiscalização para proceder a notificação, ou determine a limpeza de um lote localizado na Rua Luzia Maria de Jesus, lote da esquina, em frente ao n° 82.
Matéria lida
30 - Indicação nº 163 de 2025
Autor: Maique
Número de Protocolo: 172
O vereador ora signatário vem perante esta Pasta, requerer, ao executivo ou Secretaria competente que proceda com um estudo técnico junto a empresa de transporte público e avalie a viabilidade da implementação de uma rota de lotação regular nas seguintes localizações: Bairros: Dom Rafael e Dom Joaquim.
Matéria lida
31 - Requerimento nº 14 de 2025
Autor: João Eduardo
Número de Protocolo: 173
Requer informações atualizadas sobre a situação do Posto de Saúde da Família (PSF) Aeroporto e São Vicente, em especial quanto aos serviços odontológicos, que se encontram paralisados. Solicita-se, ainda, que sejam informados: 1. O valor investido no consultório odontológico do local; 2. A previsão para a retomada do funcionamento dos serviços.
Aprovado
32 - Requerimento nº 15 de 2025
Autor: Chibil
Número de Protocolo: 174
Requer que seja concedida moção de congratulação ao Sr.Mateus Elias Vidal, em virtude do serviços prestados ao município, através do setor de obras da Prefeitura, com comprometimento, dedicação e eficiência, trabalhando sempre em prol do bem-estar coletivo.
Aprovado
33 - Requerimento nº 16 de 2025
Autores: Breno Orleans, Eduardo Estruturas, Igor Soares Silva, Maique
Número de Protocolo: 175
Os Vereadores subscritores, com assento nesta Casa Legislativa, amparado nos arts. 145, 146 e 148 do Regimento Interno e no art. 71 da Lei Orgânica Municipal, vem perante Vossa Excelência solicitar que o presente requerimento seja submetido ao plenário e, caso aprovado, seja enviado a Secretária de Desenvolvimento Social , nos seguintes termos: Requer, a Secretária de Desenvolvimento Social, informações sobre a regulamentação dos critérios e procedimentos adotados para a emissão da declaração de pessoa com deficiência, documento necessário para que o cidadão possa usufruir do benefício de gratuidade no transporte coletivo urbano, conforme previsto no §2º do art. 153 da Lei Orgânica Municipal. 01) Qual o procedimento atualmente adotado pela Secretaria para emissão da declaração que comprove a deficiência da pessoa interessada em obter o benefício da gratuidade no transporte coletivo urbano? 02) Quais documentos são exigidos das pessoas com deficiência para obter tal declaração ou comprovação? 03) Existe algum fluxo de atendimento padronizado, formulário específico ou equipe técnica responsável pela emissão dessa declaração? 04) A Secretaria utiliza critérios próprios ou adota critérios técnicos emitidos por outros órgãos públicos, como INSS, SUS ou laudos médicos particulares? 05) Quantas declarações com essa finalidade foram emitidas no último ano? 06) Existem registros de pedidos indeferidos? Em caso positivo, quais os motivos mais recorrentes para o indeferimento? JUSTIFICATIVA: O §2º do art. 153 da Lei Orgânica Municipal, incluído pela Emenda nº 14, de 1999, estabelece que: “aos deficientes, assim declarados pelo órgão competente, e aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos, nas linhas urbanas e municipais, sendo que, quanto às linhas municipais, será garantida nas condições a serem estabelecidas em lei ordinária.” A redação do dispositivo evidencia uma distinção clara entre as linhas urbanas e as linhas municipais. A gratuidade nas linhas urbanas é assegurada de forma imediata e direta, desde que a pessoa com deficiência esteja formalmente declarada por órgão competente. Já para as linhas municipais (interurbanas dentro do território local), a gratuidade depende de regulamentação posterior por lei ordinária. Nesse contexto, torna-se essencial compreender como o Município tem operacionalizado o reconhecimento formal da deficiência, uma vez que esse reconhecimento é condição suficiente para garantir o exercício do direito ao passe livre nas linhas urbanas, independentemente de regulamentação por lei ordinária. Considerando que a previsão legal está em vigor desde 1999 e representa um direito fundamental relacionado à inclusão, mobilidade e acessibilidade, a ausência de procedimentos claros ou a adoção de critérios excessivamente restritivos pode configurar barreira institucional ao exercício de um direito. Assim, o presente requerimento visa colher informações precisas sobre os critérios técnicos, administrativos e operacionais utilizados para fins de emissão da declaração de deficiência, de modo a permitir o controle legislativo e a fiscalização quanto ao cumprimento da norma local. Bom Despacho/MG, 28 de abril de 2025. Igor Soares Vereador Eduardo Estruturas Vereador
Aprovado
34 - Requerimento nº 17 de 2025
Autor: João da Lotação
Número de Protocolo: 176
Nos termos do Art. 143 do Regimento Interno, apresento a Vossa Excelência esta Moção de Congratulação em homenagem aos senhores José Geraldo da Silva; Alvimar Caetano e Gilberto Reni, em reconhecimento às suas trajetórias de comprometimento e dedicação ao transporte público ao longo de aproximadamente 30 anos. Durante esse período, demonstraram não apenas profissionalismo e responsabilidade, mas também um profundo respeito pelos passageiros e pela missão de oferecer um serviço essencial à população. Suas atuações incansáveis foram determinantes para garantir um transporte seguro e eficiente, contribuindo diretamente para a mobilidade urbana de nossa comunidade.
Aprovado
35 - Requerimento nº 18 de 2025
Autores: Breno Orleans, Maique
Número de Protocolo: 177
Requer ao Senhor Erivelto Chagas, Gerente da Circullare (Bom Despacho), que informe se há possibilidade de implantar uma rota da linha da lotação no Bairro Jaraguá.
Aprovado
36 - Requerimento nº 19 de 2025
Autores: João Eduardo, Maique, Rodrigo Chapola
Número de Protocolo: 178
Requer que a secretaria competente realize um estudo técnico, para fins de averiguação da viabilidade de instalação de um olho vivo no cruzamento existente entre a rua Iraci Clemente de Jesus com a rua Chico Bernadinho, na entrada do bairro Jardins.
Aprovado
37 - Requerimento nº 20 de 2025
Autor: Rodrigo Chapola
Número de Protocolo: 179
Requer que seja concedida uma moção de congratulação ao ex-secretário de obras, Fábio Rodrigo de Souza Santos, em virtude dos relevantes serviços prestados à população de Bom Despacho/MG.
Aprovado
38 - Requerimento nº 21 de 2025
Autores: Maique, Rodrigo Chapola
Número de Protocolo: 180
O vereador ora signatário vem perante esta Pasta, requerer que seja encaminhada, Moção de congratulação a todas as servidoras que trabalham na gerência da folha de pagamento: Grazielle, Patrícia, Letícia, Franciane, Raquel, Lenir, Luciene, Ismara, Maysa, pelos relevantes serviços prestados diretamente a todos os servidores públicos e também a população em geral.
Aprovado