Resumo (9ª Ordinária. da 2ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária.
Abertura: 11/04/2022 - 18:00
Encerramento: 11/04/2022 - 20:00



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Vinícius Pedro / SOLIDARIE
Vice-Presidente: Sildete Assistente Social / REPUBLICANOS
Primeiro-Secretário: Professor Eder Tipura / PSD
Segundo-Secretário: Paré / PDT



Lista de Presença na Sessão
Marquinho / AV
Paré / PDT
Professor Eder Tipura / PSD
Sâmara Diretora / PSD
Sildete Assistente Social / REPUBLICANOS
Vinícius Pedro / SOLIDARIE






Expedientes
Abertura da Sessão:

“Sob a proteção de Deus e havendo número regimental, declaro aberta a reunião"

Apreciação da Ata.:

Coloco em discussão as atas da 8ª Sessão Ordinária e da 3ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de Bom Despacho, lida durante a reunião conjunta das Comissões permanentes desta Casa.
Ata Aprovada

Leitura de Matérias:

PROJETOS APRESENTADOS:

- Projeto de lei 30/2022 de autoria do chefe do executivo que “Dispõe sobre o reajuste salarial aos profissionais do Magistério Público Municipal vinculados ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração”

 

- Projeto de lei 31/2022 de autoria do chefe do executivo que “Dispõe sobre a ampliação de cargos de Médicos regulamentados pela Lei 2.649/2018 e bolsas de ajuda de custo regulamentadas pela Lei 2.662/2018”

 

- Projeto de lei 32/2022 de autoria do chefe do executivo que “Dispõe sobre a criação de bolsa de ajuda de custo para os cargos de Médicos (Técnicos de Nível Superior III – Clínica Médica) regulamentados pelas Leis 1.530/1996 e 2.027/2006”

 

- Projeto de lei 33/2022 de autoria do chefe do executivo que “Altera dispositivo das Leis nº 2.349, 2.350, 2.351 e 2.352 de 26 de setembro de 2.013 e dá outras providências”

 

- Projeto de lei 34 /2022 de autoria do chefe do executivo que “Altera artigo 42 da Lei nº 2.760 de 20 de dezembro de 2.020 e dá outras providências

 

- Projeto de lei complementar 06/2022 de autoria do chefe do executivo que “Altera o artigo 59 da Lei Complementar n° 10 de 06 de agosto de 2.009 e dá outras providências”

 

- Veto nº08/2022 – veto integral à proposição de lei 02/2022 de autoria do vereador Prof. Éder Tipura que “Prevê o Programa “Direito na Escola”, a ser oferecido, em parceria gratuita com a 70ª Subseção da Ordem dos                                                                                                                           Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais OAB Bom Despacho, junto às escolas municipais de Bom Despacho

Os projetos serão encaminhados as comissões competentes para análise e parecer

POSSE CÂMARA JOVEM

 

Tribuna Livre:

TRIBUNA LIVRE:

Nome: Moisés Messias Silva (37)99812-4959

Assunto: assuntos relacionados ao CTI, Caixa d´água e COPASA no Bairro São Vicente

 

Nome: Antônio Carlos Ribeiro da silva

Assunto: assuntos relacionados ao PA e município




Lista de Presença na Ordem do Dia
Marquinho / AV
Paré / PDT
Professor Eder Tipura / PSD
Sâmara Diretora / PSD
Sildete Assistente Social / REPUBLICANOS
Vinícius Pedro / SOLIDARIE



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 42 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Indica a Secretaria do Meio Ambiente que providencie urgentemente uma limpeza, capinação (se necessário) e dedetização no lote localizado na Rua N. Sra. da piedade S/N, Lote 8 da quadra 4-Bairro N. Sra. Aparecida.
Matéria lida
2 - Indicação nº 43 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Indica ao Secretário Municipal de Meio Ambiente seja providenciada capinação em lote abandonado na Avenida 1º de Junho, localizado atrás do supermercado Fidélis.
Matéria lida
3 - Indicação nº 44 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Indica ao Secretário Municipal de Trânsito que seja providenciado estudo técnico e posterior providência no sentido de colocar uma faixa de pedestre juntamente com um “Pare” em frente à UBS Saúde Mental, Rua Júlio Cesar Nunes, bairro Vila Aurora.
Matéria lida
4 - Indicação nº 45 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Indica à Secretaria de Trânsito que providencie estudo técnico para implantação de Lombo-faixa e colocação imediata de sinalização na Av. Manoel da Costa Gontijo, bairro de Fátima, em frente a um Topa Tudo, perto da padaria do bairro.
Matéria lida
5 - Indicação nº 46 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Indica ao Secretário de Obras que providencie a implantação asfáltica na Rua Xavantes, na altura do número 727, bairro Dom Joaquim.
Matéria lida
6 - Indicação nº 47 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Indica ao Secretário de Trânsito que providencie estudo técnico para implantação de Lombo-faixa e /ou colocação de radar fixo na Avenida Sandoval Mesquita, conhecida Norte-sul, na altura da entrada do restaurante Fazendinha.
Matéria lida
7 - Requerimento nº 36 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Requer ao Secretário Municipal de Administração e ao Chefe do Poder Executivo que informe a estas vereadoras toda a documentação pertinente (laudo de insalubridade e/ou LTCAT vigentes) acerca do não recebimento do adicional de insalubridade pelos Agentes de serviços gerais (Servidores concursados e estatutários), ao passo que os funcionários da empresa terceirizada Alerta (vínculo trabalhista), que realizam mesmo serviço, recebem tal gratificação. JUSTIFICATIVA: As Vereadoras que esta subscreve, com fulcro no uso de suas atribuições fiscalizatórias previstas na Constituição Federal e lei Orgânica municipal, vêm oficiar a municipalidade a fim de que lhes sejam informadas através de documentação pertinente do fato acima elencado. Diferença entre Laudo de Insalubridade e LTCAT - Antes de mais nada, o Laudo de Insalubridade é exigido pelo MTE a fim de determinar se há direito ao pagamento de adicional de insalubridade. Por outro lado, o LTCAT é um arquivo criado pelo INSS para determinar s
Aprovado
8 - Requerimento nº 37 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Requer ao Secretário de Obra que encaminhe cópia do contrato com a empresa que presta manutenção da iluminação pública, bem como preste as seguintes informações sobre o assunto: • Qual o prazo para a empresa contratada substituir as lâmpadas queimadas? • Qual o valor pago por lâmpada substituída? • Há demanda atrasada para substituição de lâmpada queimada? • Há previsão de implantar iluminação de LED em toda cidade? JUSTIFICATIVA: As vereadoras subscritoras têm recebido várias reclamações em relação à morosidade na substituição de lâmpadas queimadas, razão pela qual se faz o presente requerimento.
Aprovado
9 - Requerimento nº 38 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Requer ao Secretário de Obras e à Secretária de Saúde que apresentem relatórios detalhados acerca da aplicação dos recursos aprovados pela Lei Municipal nº 2.850/22. JUSTIFICATIVA: A Lei Municipal nº 2.850/22 abriu crédito suplementar por superávit, que acresceu o valor de R$2.310.000 no orçamento do Fundo Municipal de Saúde e R$9.711.000,00 no orçamento da Secretária de Obras. Considerando que o a Lei foi aprovada em regime de urgência em razão da necessidade de aplicação dos recursos, bem como do decurso de 2 meses da publicação da lei, faz-se o presente requerimento a fim de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.
Aprovado
10 - Requerimento nº 39 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Requer ao Secretário de Obras que informe se o município é competente pela manutenção da via marginal à Mata do Batalhão, que é paralela à E. E Coronel Egídio Benício de Abreu. Em caso positivo, requer ainda que proceda à limpeza, pavimentação e iluminação pública da mencionada via. JUSTIFICATIVA: A via em epígrafe encontra-se com muito mato, sem qualquer tipo de pavimentação e sem iluminação, o que tem gerado riscos aos usuários, notadamente crianças que utilizam a via como caminho para a escola.
Aprovado
11 - Requerimento nº 40 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Requer ao Secretário de Desenvolvimento Social que apresente planilha com as seguintes colunas de informação desta secretaria: Nome do servidor, cargo ocupado, vínculo com a administração (efetivo, contratado, cargo comissionado), data de admissão, vencimento, local de trabalho, carga horária de trabalho. JUSTIFICATIVA: As informações solicitadas integram as ações de fiscalização realizadas pelas vereadoras subscritoras.
Aprovado
12 - Requerimento nº 41 de 2022
Autores: Paré, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social
Requer à Secretaria de Administração informe a atual situação de implantação no município do Programa “Olho Vivo”, com a finalidade de proporcionar aos cidadãos uma maior segurança pública, de forma a informar o valor efetivamente gasto até o momento, o local onde vai ser a central de informações e qual o contingente de servidores necessários. JUSTIFICATIVA: As Vereadoras que esta subscrevem, com fulcro no uso de suas atribuições fiscalizatórias previstas na Constituição Federal e lei Orgânica municipal, vêm oficiar a respectiva pasta a fim de que lhe seja fornecidas tais informações. Dessa forma, deve a municipalidade colocar inteiramente à disposição do vereador todos os documentos e informações pertinentes ao caso, nos termos da lei de acesso à informação (lei 12.527/11), artigo 1º e ss
Aprovado
13 - Requerimento nº 42 de 2022
Autor: Professor Eder Tipura
Requer à Secretaria de Obras que informe a este vereador toda a documentação pertinente aos valores efetivamente gastos com a limpeza e revitalização asfáltica na Avenida Doutor Roberto Queiroz no biênio 2021/2022. JUSTIFICATIVA: O Vereador que esta subscreve, com fulcro no uso de suas atribuições fiscalizatórias previstas na Constituição Federal e lei Orgânica municipal, vem oficiar a respectiva pasta a fim de que lhe seja fornecidas tais informações. Dessa forma, deve a municipalidade colocar inteiramente à disposição do vereador todos os documentos e informações pertinentes ao caso, nos termos da lei de acesso à informação (lei 12.527/11), artigo 1º e ss.
Aprovado
14 - Requerimento nº 43 de 2022
Autor: Professor Eder Tipura
Requer ao Secretário de Obras que informe se foi construída uma escada para acesso exclusivo ao gabinete do prefeito. Em caso positivo, informar os valores gastos, bem como encaminhar cópia do contrato da execução da obra. JUSTIFICATIVA: Faz-se o presente requerimento a fim de apurar informações recebidas por este vereador, bem como exercer a fiscalização dos gastos públicos.
Aprovado
15 - Requerimento nº 44 de 2022
Autor: Professor Eder Tipura
requer a convocação da Secretária da Saúde, Senhora Tamara Bicalho Cruz Oliveira, a esta Casa Legislativa, nos termos do artigo 148, do Regimento Interno e artigo 61 da Lei Orgânica municipal para deliberar sobre os assuntos tratados na audiência pública do Bem estar animal, ocorrida no plenário desta Casa Legislativa, no dia 05/04/2022, às 19h. O comparecimento deverá acontecer na reunião ordinária legislativa do dia 18/04/2022, segunda-feira, às 18h. JUSTIFICATIVA: O Vereador que esta subscreve, com fulcro no uso de suas atribuições fiscalizatórias previstas no Regimento interno e lei Orgânica municipal, vem oficiar à chefe da respectiva pasta, uma vez que a mesma não compareceu no importante evento acima discriminado. Assim, o comparecimento da autoridade máxima da saúde se faz pertinente para efetiva deliberação acerca da execução do assunto no âmbito municipal.
Aprovado